25 de abr de 2011

Congresso e Feira Fotografar 2011

Jim Garner – EUA

A primeira palestra do dia começou com o internacional Jim Garner ajudando a todos os participantes do congresso a uma reflexão profunda sobre criatividade e emoção. Para quem não esteve no Workshop de segunda-feira (11/07) teve uma ótima idéia da proposta de estilo e forma de trabalho dele. Jim levantou várias questões interessantes como a importância de nos reinventarmos a cada 3 anos em nosso olhar e estilo no que tange à criatividade. Algumas frases que compartilho aqui com vocês:

“A mais poderosa força criativa é a ação de contar uma história!”
“O fracasso é a força mais influente no caminho da criatividade.”
“Pare de ser um tirador de fotos e se torne um contador de histórias!”
“Aprenda a pensar em laminas e histórias e não em fotos”
“Iluminação é sempre a coisa mais importante. Sem luz não há fotografia”
“O impacto emocional é muito mais importante que a perfeição técnica”
“Não se preocupe com a granulação, se preocupe com a emoção”



Daniela Picoral – São Paulo
A segunda parte do Congresso foi voltada à apresentação de fotógrafos da nova geração que tem desenvolvido um trabalho consistente. A primeira apresentação foi da fotógrafa Daniela Picoral de São Paulo. Ela falou bastante de Ensaios fotográficos e o desafio de encontrar beleza para vender pacotes de sessão para aumentar o ticket médio. Uma coisa curiosa foi que várias das palestras posteriores falaram também do investimento que o fotógrafo deve fazer para aprimorar as sessões 
pré e pós casamento como mais uma oportunidade de negócios.
Daniela também falou sobre seu estúdio e a quantidade de eventos que eles tem feito ao ano. Comentou também que diversos dos seus trabalhos tem vindo do blog pessoal que ela possui e também de indicações, sendo esses dois 70% dos casamentos que eles fizeram em 2010.
Daniela deu um ótimo conselho: Você precisa apenas de bons portraits de casamento para iniciar a venda de sessões de noivos. Monte um portifólio e acredite nas suas imagens!


 
Nilson Versatti – São Paulo
A apresentação do  Nilson  foi uma das  mais  interessantes   no  quesito negócio. Além  de  ser  muito  encorajador   profissionalmente,  falou  de várias caracteristicas do negócio foto de casamento que os  profissionais da área precisam  se  atentar. Nilson  apresentou  números  interessantes sobre o   mercado   de   casamentos   expressando   que   ano   passado aconteceu 950 mil casamentos no  Brasil e  50 mil  festas  de  debutantes. Ele comentou  também  que  o  fotógrafo  é  contratado  logo  depois  da escolha  da  igreja   e   da  festa,   ou   seja,  um   dos  profissionais   mais importantes dentro do mercado de casamento.
Nilson também deu diversas dicas sobre a estrutura do negócio. 
Falou que  cada   etapa   do  processo  de  atendimento  dos   noivos  é  uma oportunidade de venda de novos produtos. Ele também falou  sobre  a  importância  de  um  pós  venda completo. Muitos fotógrafos tem boas fotos e faz o trabalho de venda correto  no  antes,  mas  peca  no  pós venda. Ele também foi incisivo sobre a importancia de cumprir o  que  se  promete  como prazos  e  produtos oferecidos e falou sobre a importância de nunca falarmos mal dos nossos concorrentes.
    Terminou com várias dicas e palavras motivadoras para os congressistas que estavam lá!

 
Rejane Wolff – Campinas

A  palestra  da  Rejane  foi  ótima.   Tirando  o  nervosismo,  foi   uma apresentação muito legal. A Rejane foi bem humilde, mesmo tendo um excelente e reconhecido trabalho internacionalmente. Ela comentou sobre os  modismos  na  fotografia  e  também  a  importância  de  vender  com paixão e  com  alegria a quilo  que  você  produz.  Ela também  comentou sobre as vantagens de poder fazer um trabalho  personalizado  e  também de oferecer uma relação de intimidade e amizade com a noiva  através de um relacionamento  durante  todo  o  processo  desde  o  contrato  até  a entrega do álbum. Além do bom  humor,  foi muito  legal ver alguém  com quem a gente se relaciona no Twitter e nas redes  sociais  compartilhando sobre aquilo que a gente curte fazer. O maior encorajamento de ver alguém  como a  Rejane  compartilhando conhecimento em um congresso como esse é que com consistência e disposição  é  possível  sempre  ir a  um outro nível na nossa fotografia.


Marcelo Bruno – Rio de Janeiro
A palestra do Marcelo Bruno foi muito divertida. Carioca, cheio de disposição  e de  fotos  maravilhosas  nos inspirou a ser cada dia mais ousado para conseguir as fotos que vão fazer toda a diferença. Marcelo é aquele tipo de cara de todo mundo gosta de bater um papo. Já assisti  vários TwitCasts que  ele  faz toda a segunda feira e é um ótimo bate-papo sobre  fotografia.  Uma  das  coisas  mais  interessantes da  palestra  dele  foi a afirmação que devemos otimizar nosso tempo para aproveitarmos o nosso tempo fazendo negócios, ao invés de ficarmos trabalhando no LR e PS e deixando de ganhar dinheiro. Muito, muito divertido!


Brian Marcus – EUA

 
O fotógrafo americano Brian Marcus terminou apresentando as fotos do casamento da filha do Donald Trump que ele fotografou junto com o pai. Deu várias dicas de  como se  portar em  eventos desse nível  e também apresentou uma lanterna especial  para fotógrafos  muito  interessante que estará sendo produzida até o fim do ano.







As palavras aqui embora tenha sido tudo isso que também colhi nesse workshop são de autoria do fotógrafo Fernando Paes que tem um em seu blog o espaço"Blog para fotógrafos" Onde compartilha suas experiências com os demais profissionais da área.

O segundo dia também foi muito proveitoso (embora eu ter chegado atrasado) e particularmente gostei muito da palestra de Pepê Figueroa: Vídeo DSLR - Ensaio de noivos
Erika Verginelli: sua marca em evidência e
Fernanda Petelinkar: Nova geração

Só tenho a agradecer  aos organizadores do evento em especial a Revista Fox pela idealização.

Agora compartilho com vocês algumas fotos particulares no Congresso e durante a Feira :

No auditório do Congresso (gostei mais do auditório dos anos anteriores)

Conhecendo novos produtos na Feira fotografar.

Com Altair Hoppe (o mestre do photoshop) no stander da Indimagem.


A prova que estive lá (caso minha esposa duvide rssss!)




Nenhum comentário:

Postar um comentário